Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Rômulo Saraiva | 23 de Julho de 2018

Rolar para cima

Topo

Dicas

Saiba como requerer sua revisão de aposentadoria
A carta de concessão, cheia de números e detalhes, não levanta suspeita aos leigos dos seus erros, que a tem como correta. Esse, contudo, é o principal documento que denuncia o direito do segurado. Comece conferindo se os salários de contribuição pagos pelo trabalhador constam na base de cálculo. Um contador e especialista pode ajudar na tarefa.

Saiba como pedir a desaposentação
A matéria é polêmica e nova nos tribunais. Os aposentados por tempo de contribuição, que continuam trabalhando, podem com esse artifício jurídico dar uma melhor destinação ao dinheiro descontado mensalmente no contracheque a título de contribuição previdenciária. A carteira profissional e os contracheques devem ser juntados para melhorar a aposentadoria.

Cuidado para não cochilar com o prazo de reclamar
São de 10 anos o prazo para aposentado ou pensionista reclamar os erros do INSS. Quando ultrapassa esse prazo, corre-se o risco de o Judiciário não aceitar a revisão pelo decurso do prazo. A Justiça não socorre aos que dormem.

Pensionista deve pedir revisão com base na realidade do titular
As revisões que o Judiciário concede aos pensionistas se fundamentam na maior parte das vezes no benefício do instituidor da pensão ou na base de cálculo de contribuição do titular. Por essa razão, é preciso ter atenção para verificar se houve algum erro na contagem do tempo do segurado falecido ou nas suas contribuições.

Veja qual o melhor fator previdenciário aplicável a você
O ideal é que o fator previdenciário não fizesse parte dos cálculos. Isso poderia melhora o benefício em até 30%. Mas, se fizer, uma boa dica é deixar para ir ao INSS pedir a aposentadoria no dia de aniversário do segurado. Aposentadoria especial e a por invalidez não incidem o fator. A aposentadoria por idade só incide se for para melhorar.

 
 


  • Duis id erat

    Mauris eleifend est et turpis. Duis id erat. Suspendisse potenti. Aliquam vulputate, pede vel vehicula accumsan, mi neque rutrum erat, eu congue orci lorem eget lorem. Vestibulum non ante.


  • Suspendisse potenti

    Vestibulum non ante. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Mauris eleifend est et turpis. Duis id erat. 


  • Pede vel vehicula accumsan

    Mauris eleifend est et turpis. Duis id erat. Suspendisse potenti. Aliquam vulputate, pede vel vehicula accumsan, mi neque rutrum erat, eu congue orci lorem eget lorem.